sexta-feira, 27 de maio de 2011

Governo ainda conta com a sorte em sistemas críticos


Levantamento - realizado em diversos órgãos da Administração Federal, empresas estatais e bancos oficiais ao longo de 2010 pelo Tribunal de Contas da União - constatou que na TI federal, o governo continua, por falta de investimentos, de governança estratégica, entre outros requisitos, se arriscando a paralisar a oferta de serviços essenciais para o cidadão. E o TCU foi além na sua avaliação: há uma total ausência de comprometimento dos altos escalões com a área.

Para o ministro Aroldo Cedraz, o levantamento, feito pela Secretaria de Fiscalização de TI (Sefti), apurou que houve algumas melhorias, como um aumento de profissionais contratados por concurso na área e, por tabela, a queda do índice de terceirização. Mas elas são insuficientes para minimizar os riscos de possível descontinuidade dos serviços do Governo em setores sensíveis, com falhas, entre outras, na segurança da informação. A secretaria do TCU chegou aos seguintes índices de desempenho da TI Federal:

53% NÃO têm processo de software ao menos "gerenciado"
63% NÃO aprovam e publicam PDTI interna ou externamente
65% NÃO possuem política corporativa de segurança da informação
74% NÃO inventariam todos os ativos de informação
75% NÃO gerenciam os incidentes de segurança da informação
83% NÃO analisam os riscos aos quais a informação está submetida
89% NÃO classificam a informação para o negócio
97% NÃO possuem plano de continuidade de negócio em vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog